III Encontro de Estudantes Libertárixs!

Posted: 21st setembro 2012 by eelsp in IIIEEL

O que é o Encontro de Estudantes Libertárixs?*

O primeiro EEL ocorreu em Santos no começo do ano. Nesse encontro, decidimos que para fortalecer a luta estudantil precisamos de organização horizontal, sem hierarquias, a nivel regional e nacional. Daí surgiu a proposta de trabalharmos na criação de coletivos regionais, enquanto continuamos fomentando os encontros para debatemos e aprimoramos nossas formas de luta.

No segundo encontro, em São Paulo, aprofundamos debates do primeiro encontro e começamos outros, chegando cada vez mais próximos de definir quais são os princípios que nos unem.

A proposta do EEL, enfim, é encontrar uma forma de organização que seja pautada pelos princípios libertários de atuação, dentre os quais destacamos autonomia, autogestão, ação direta, federalismo e solidariedade.

Entendemos que um movimento de luta não pode depender de organizações estatais, partidárias ou capitalistas para manter-se. Um movimento forte precisa de autonomia política e autogestão dos próprios recursos. Pra quê? Para poder aplicar a ação direta sem ter o rabo preso, para tomar para si o protaginismo nas mudanças sociais. Para, quem sabe, vencer.

Federalismo é o sistema que coloca todas as organizações de base (coletivos regionais) em relação horizontal, permitindo que se articulem lutas estruturais e que se criem e reforcem nossas relações de solidariedade.

Buscamos com isso um movimento que tenha capacidade de avançar na luta contra a precarização e privatização do ensino sem reproduzir a lógica das relações de hierarquia, colocando todxs em pé de igualdade para lutar contra o inimigo comum.

* Libertárias e libertários.

Programação do III EEL!

12.Outubro – Sexta:
20h – GD: Experiências libertárias: o passado e o presente libertário no M.E.

13.Outubro – Sábado:
10h – GD: Os Princípios Libertários: apresentação e debates acerca da atuação libertária.
12h – Almoço
14h – GD: Os Princípios Libertários: acordos e perspectivas
17h – Café da tarde
18h – Construção do esboço da carta de princípios
19h30 – Debate com relação a opressão de gênero existente dentro do movimentos sociais.
20h30 – Janta

14.Outubro – Domingo:
09h – Oficina: Comunicação, Rádio Livre e outras propostas
10h – GD: O programa libertário e a construção do poder popular
12h – Almoço
14h – Plenária final.

Procure o grupo do encontro no facebook e mande um salve! Participe ativamente!
Informações gerais + inscrições do busão que sai de São Paulo:
eel.milharal.org + rizoma@riseup.net

 

*